Mobilidade e gestão na nuvem são essenciais para o ERP
Um sistema de gestão apresenta inúmeras vantagens para a empresa que decide adotá-lo.
Um software único para integrar todas as áreas do negócio, centralizando informações em nuvem e automatizando tarefas facilita muito a vida de todos os funcionários na rotina administrativa, além de gerar mais eficiência para o negócio e, com isso, maximizar os lucros.
Não é à toa que tantas empresas vêm adotando sistemas como o ERP – sigla em inglês para Planejamento de Recursos Corporativos – nos últimos anos.
Os benefícios são muitos e logo nos primeiros meses de uso empresários e diretores notam a diferença nos números com incremento do lucro e redução dos custos.
Entre as principais vantagens e que devem ser prioridade quando estiver no processo de escolha de um sistema ERP estão a mobilidade e a gestão na nuvem.
O QUE É O SISTEMA ERP?
O ERP é um sistema de gestão que integra todos os dados e processos da administração rotineira em apenas um local (em um software).
Assim, finanças, contabilidade, recursos humanos, marketing, vendas, compras, estoque e demais setores ficam centralizados no mesmo programa, abrindo a possibilidade de cruzamento de dados e de atualização de informações em tempo real para todos as áreas.
“Com o ERP, abre-se mão da necessidade de ter diversas planilhas, documentos e softwares separados para cada departamento da empresa.
Com tudo concentrado em somente um sistema, também diminuem as chances de erros e de redundância de informação dentro da administração. Ao final poupa-se tempo e dinheiro”, explica Hermano Aragão, que desenvolve sistemas do tipo.
A PRATICIDADE DO ACESSO MOBILE
Segundo estudo realizado pela IFS, empresa sueca de desenvolvimento de softwares corporativos, aproximadamente 70% dos entrevistados acreditam que ter acesso móvel ao sistema da sua empresa pode ter resultado positivo na rotina de trabalho. Foram consultadas das mais diversas áreas para a pesquisa.
“O acesso ao sistema ERP realmente faz a diferença para os funcionários e gestores. É muito mais prático poder resolver os problemas do dia a dia de onde estiver, na hora que quiser ou puder, em vez de ter que estar sempre logado a um computador ou notebook”, aponta Aragão.
Embora a praticidade de mexer no ERP seja de interesse da maioria, hoje ainda são poucos os que podem usufruir disso em suas empresas. A pesquisa da IFS concluiu que apenas 17% dos entrevistados realmente tinham essa possibilidade onde trabalham.
A tendência para os próximos anos, no entanto, é de um aumento cada vez maior no uso de sistemas integrados de gestão através de dispositivos mobile.
GESTÃO ONLINE NA NUVEM
Outro ponto de grande importância para o sucesso do sistema ERP é a gestão na nuvem.
Com o software baseado na internet, a empresa economiza de muitas formas: menor gasto com servidores, otimização do armazenamento de dados, menos funcionários para o TI, e menos trabalho interno nessa área, fazendo que com os funcionários possam se dedicar ao negócio em si, não a infraestrutura.
Mas também há outro fator determinante: “um software na nuvem permite ao usuário acessá-lo de onde quiser. Não é mais preciso estar no computador da empresa para conseguir acessar o sistema e resolver algum problema, basta ter conexão com a internet e senha para isso. A vida de todo mundo fica mais prática, é o sonho de qualquer gestor”, garante Aragão.
Se o acesso via mobile aos dados e informações do negócio é desejo de muita gente, conectar-se ao ERP de onde estiver já é realidade.
A maioria dos sistemas são baseados na nuvem, fazendo com que seja possível acessá-los mesmo de casa ou outro local. Acabou-se o tempo de voltar para a empresa tarde da noite por conta de algum imprevisto.
A gestão na nuvem ainda garante maior segurança de dados. Com um sistema integrado totalmente online, não há mais necessidade de dispositivos físicos para guardar informações importantes – dê adeus aos pen drives, HD’s externos!
Agora tudo fica guardado nos servidores pela internet, com todas as medidas de segurança implementadas pela desenvolvedora do software.
Sistemas de gestão são um investimento assertivo para qualquer negócio. Com menos documentos espalhados, planilhas separadas e papeis por diferentes setores, todas as informações e números importantes podem ser consultados com facilidade diretamente no software, via online.
Assim, gestores e diretores podem, por exemplo, realizar planejamentos e análises de forma mais embasada de onde estiverem.
Fonte: Exame