Conheça mais o SISCOMEX – Sistema Integrado de Comércio Exterior

Conheça mais o SISCOMEX – Sistema Integrado de Comércio Exterior

 

O Sistema Integrado de Comércio Exterior – SISCOMEX, instituído pelo Decreto n° 660, de 25.9.92, é a sistemática administrativa do comércio exterior brasileiro, que integra as atividades afins da Secretaria de Comércio Exterior – SECEX, da Receita Federal do Brasil – RFB e do Banco Central do Brasil – BACEN, no registro, acompanhamento e controle das diferentes etapas das operações de exportação.

A partir de 1993, com a criação do SISCOMEX, todo o processamento administrativo relativo às exportações foi informatizado. As operações passaram a ser registradas via Sistema e analisadas “on line” pelos órgãos que atuam em comércio exterior, tanto os chamados órgãos “gestores” (SECEX, RFB e BACEN) como os órgãos “anuentes”, que atuam apenas em algumas operações específicas (Ministério da Saúde, Departamento da Polícia Federal, Comando do Exército etc.).

Na concepção e no desenvolvimento do Sistema, foram harmonizados conceitos, códigos e nomenclaturas, tornando possível a adoção de um fluxo único de informações, tratado pela via informatizada, que permite a eliminação de diversos documentos utilizados no processamento das operações.

O sistema de registro de exportações totalmente informatizado permitiu um enorme ganho em agilização, confiabilidade, rápido acesso a informações estatísticas, redução de custos etc.

Siscomex

O acesso ao SISCOMEX IMPORTAÇÃO é feito por meio de conexão com o Serpro a fim de que as operações que necessitam de Licenciamento de Importação possam ser efetuadas.

O SISCOMEX tem sido constantemente aprimorado, tendo incorporado o Módulo Drawback Eletrônico, em novembro de 2001.

Com o TasComex você conta com:

  • Recupera as informações da Declaração de Importação (DI)
  • Geração da nota fiscal de entrada de importação
  • Aderente a todas as modalidades de importação
  • Estrutura tributável flexível
  • Total integração configurações tributárias do sistema
  • Relatórios de prestação de contas
  • Múltiplas formas de rateio das despesas
  • Controle de conta corrente de despachantes aduaneiros
  • Conversão dos valores para a moeda Real para emissão da NF de importação e para atualização dos preços médios no estoque

Gostou desse artigo? Compartilhe com seus contatos e ajude a levar o conhecimento adiante.

Caso ainda tenha dúvidas ou sugestões, nos envie pelo Canal de Informações!

Siga e curta:
Share this Post