10 causas de problemas no seu estoque
O estoque é o coração do varejo, principalmente no caso de supermercados, padarias e mercearias que trabalham com uma grande quantidade de itens e com produtos perecíveis. Por isso, vale a pena investir tempo e esforço para controlar essa área da sua loja.
A tecnologia é uma grande aliada, mas sozinha não resolve o problema. Processos operacionais são fundamentais, uma vez que a gestão de estoque no varejo é muito vulnerável a eventos do dia a dia.
Já parou para pensar quanta dor de cabeça é gerada pela falta de controle do estoque? Para começar, onde está a origem do problema? Quais são as maiores causas desse problema que tira o sono do varejista?
Listamos 10 causas de problemas no seu controle de estoque:
1 – Comprar mais que o necessário
A compra em excesso traz risco de vencimento da validade dos produtos, necessidade de mais espaço para armazenamento, dificulta a realização de inventário, além de paralisar o capital de giro.
2 – Falta de inventários periódicos
Sem a conferência periódica, perde-se a chance de encontrar possíveis falhas operacionais. Não há como deixar de verificar as divergências entre o estoque no sistema e a quantidade presente no estoque físico da sua loja.
O inventário é o principal aliado do varejista na hora de encontrar problemas no estoque.
Veja esse artigo e entenda a importância de realizar um inventário de periódico em sua loja.
3 – Falha na segurança
A falta de controle no acesso de pessoas no depósito e ausência de monitoramento por meio de câmeras, pode facilitar o furto de mercadorias, que geram rupturas.
4 – Mau armazenamento
Manter produtos a altas temperatura, exposição solar ou a ambientes de muita umidade pode levar a perdas.
As perdas podem representar um grande problema para o varejista.
5 – Não registrar todas as movimentações
Deixar de registrar todas as saídas ou entradas gera inconsistência no controle do estoque, levando a compras desnecessárias ou a rupturas no estoque.
Rupturas são problemas em seu negócio? Saiba como controlar esse problema.
6 – Utilização de “cadastro genérico”
Ao utilizar um cadastro genérico todo seu controle de estoque estará comprometido, uma vez que a mercadoria que está sendo vendida não sofrerá baixa no sistema.
Você sabe a relação entre o cadastro de produtos e um bom controle de estoque? Confira esse artigo!
7 – Fator de conversão incorreto
Caso um produto seja registrado com fator de conversão incorreto prejudicará diretamente seu estoque. Imagine um fardo com 6 unidades ser registrado com fator de 12 unidades! Se for uma entrada, dobrará a quantidade lançada do produto, se for na saída baixará o estoque em dobro. Confira esse artigo para entender o impacto do fator de conversão.
8 – Cadastrar produtos sem detalhar sua descrição
Cadastrar um produto com uma descrição incompleta dificulta sua busca e consulta. Caso não haja o código do item para fazer a movimentação, corre-se o risco de não lançar o item correto e gerar uma baixa para outro produto.
O código EAN é um importante aliado do varejista no momento de padronizar o cadastro de produtos.
9 – Não realizar conferências nas entradas
Não conferir a entrada da mercadoria é um grande erro, uma vez que o fornecedor pode ter enviado produtos e/ou quantidades e/ou preços diferentes do pedido efetuado. Além disso, a conferência no ato do recebimento certifica se a quantidade constante na nota fiscal é a mesma recebida pelo conferente, a dar entrada no estoque. Além de evitar fraudes, o controle de estoque ficará correto.
A solução para acabar com esse problema é implementar processos de conferência no recebimento.
10 – Vinculações incorretas
Ocorre muito em produtos de produção, nos quais a mudança da receita dos produtos não é informada no sistema. Dessa forma, o antigo produto continua sendo baixado, enquanto outro está sendo utilizado na produção e, consequentemente, sem baixa no estoque. Confira esse artigo, explicamos melhor sobre a vinculação para baixa.
Controle de estoque: cadastro de Produtos, Processos e Software
As causas de erro de estoque estão ligadas à falta de processos e/ou cadastro de produtos mal feito e/ou a não utilização ou utilização errada de tecnologia. Fique atento a esses três fatores, basta um falhar para colocar em risco toda a operação.
Veja nesse artigo os 4 passos para controlar a armazenagem de produtos de forma eficiente e não tenha mais problema nessa área da sua loja.
Está sabendo da Padronização da Tabela de Medidas?
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Fonte: Infovarejo.